DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quarta-feira, novembro 24, 2010

O que é HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.

Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.



Níveis de pressão arterial

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg.
De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas.
No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.
A hipertensão arterial pode ser sistólica e diastólica (máxima e mínima) ou só sistólica (máxima). A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida.
O achado de hipertensão arterial é elevado nos obesos 20 a 40%, diabéticos 30 a 60%, negros 20 a 30% e idosos 30 a 50%. Nos idosos, quase sempre a hipertensão é só sistólica ou máxima.

Hipertensão arterial sistêmica
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas.
No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva.
No coração, pode ocorrer cardiopatia isquêmica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita.
Nos pacientes com insuficiência renal crônica associada sempre ocorre nefroesclerose.
No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores.
No sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes.
Receita 1- Chá de alface é um calmante bastante eficaz. Tome duas xícaras ao dia.
Receita 2- Retire a casca de 5 batatas-inglesas e ferva durante vinte minutos em fogo brando. Coe e beba duas xícaras dessa água ao dia.
Receita 3- Outra receita é colocar um punhado de folhas frescas de amoreira em um litro e meio de água fervente. Deixar esfriar e coar. Beber toda a infusão em pequenos cálices durante todo o dia.
Receita 4 - Para acabar com o problema da pressão arterial alta fazer uma efusão colocando 20 g de sumidades floridas (galhos com flores) de fumaria em 200ml água fervente. Coar e acrescentar açúcar ou mel para melhorar o paladar.
Receita 5- Tomar uma xícara por dia, durante uma semana. Se preferir, pode preparar o xarope. Ferver um litro de água com 40 g de sumidades floridas da fumaria e 800 gramas de açúcar. Depois de meia hora, coar o xarope com um tecido fino e guardar numa garrafa. Tomar três cálices durante o dia.
Receita 6- Ou então, coloque para ferver uma colher de chá de alpiste em um litro de água. Deixe ferver até que o líquido fique reduzido à quantidade de um copo. Tome o chá duas vezes por semana, não mais.
Receita 7- Suco de repolho temperado também é eficiente para resolver o problema. Para preparar, pique a cabeça de um repolho cru e salpique algumas pitadas de sal. Bata no liquidificador e tome um copo pela manhã. Se preferir pode também comer bananas ainda em jejum.
Receita 8- Chá de miolo de chuchu também é eficiente. Tome uma xícara a cada três horas.

O que é bom para o hipertenso?
Aumentar a ingestão de potássio, escolhendo alimentos como feijão, ervilha fresca, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja. Essa indicação se justifica pela possibilidade de o potássio exercer efeito anti-hipertensivo e ter ação protetora contra danos cardiovasculares.
Preparar todos os alimentos sem sal.
Usar temperos naturais à vontade: limão, alho, cebola, cheiro-verde, orégano, cominho, coentro, manjericão etc.
Temperar a salada com azeite de oliva ou óleo de Canola.
Dar preferência às carnes brancas (peixe e frango) e à carne magra de boi.
Trocar o pão salgado por pão doce ou bolacha doce. Consumir no máximo um pão francês (com sal) por dia.
Comer verduras, legumes e frutas diariamente. Sempre que possível, crus.
Preferir, ao preparar os alimentos, o óleo de soja, milho ou girassol.
Preparar alimentos grelhados, assados, refogados ou ensopados sempre com pouco óleo, evitando frituras ao máximo.
Ao consumir derivados de leite, comer apenas queijo sem sal, do tipo branco, ou ricota.
Diminuir ou, de preferência, eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.
Beber no máximo três xícaras pequenas de café por dia.
Para temperar basta utilizar temperos naturais.
Veja alguns Exemplos:

·ALHO - ajuda a melhorar sistema imunológico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne câncer.

·CEBOLA - assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimentos das artérias.
·GENGIBRE - é analgésico, anti-inflamatório, vermífugo e ajuda na digestão. Além disso, reduz o desejo de fumar.

·SALSA - Tem ação diurética, digestiva e anti-séptica. Ajuda nas infecções do aparelho urinário.
·ALECRIM - é digestivo e diurético.

CEBOLINHA - contém vitamina A (bom para olhos e pele), C (ajuda na resistência contra gripes e resfriados) e ferro.
·HORTELÃ - o chá de hortelã, feito das folhas, é diurético, digestivo e melhora a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.

·TOMILHO - É considerado digestivo, vermífugo e estimulante.
·ORÉGANO - ajuda na azia, enjôos e flatulência.

·MANJERICÃO - Possui ação diurética.
Pressão alta sintomas e prevenção
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins.
Sendo uma doença silenciosa, apresenta alguns sintomas com a pressão elevada, muitas vezes passando desapercebida trazendo algumas complicações em órgãos citados.
Muitas vezes é uma doença herdada dos pais, mas juntada a outros fatores desencadeantes, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal e colesterol alto pode aparecer sem ao menos se sentir nada anteriormente.
Os sintomas dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal são apenas percebidos quando a pressão já está bem elevada.
A hipertensão não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. Por isso o melhor tratamento é a prevenção.
Para isso mantenha um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.
O tratamento pode ser feito para tentar reduzir a doença com medicamentos prescritos por médicos especializados na parte cardiovascular.
O tratamento com medicamentos você deve ter alguns cuidados:

O medicamento deve ser eficaz por via oral e bem tolerado.
Deve permitir o menor número de tomadas diárias.
O tratamento deve ser iniciado com as doses menores possíveis e se necessário aumentado gradativamente ou associado a outros, com o mínimo de complicações.
O medicamento deve ter custo compatível com as condições socioeconômicas do paciente para permitir a continuidade do tratamento.
Em alguns casos o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial pode ser necessário por toda a vida.
Os controles médicos devem ser periódicos para o acerto das dosagens medicamentosas e acompanhamento da evolução da doença cardiovascular.
CREDITOS GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca