DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

terça-feira, janeiro 25, 2011

conheça os 3 tipos de diabetes


Diabetes Mellitus tipo 1

É uma síndrome
decorrente da falta de produção da insulina, da diminuição da produção de insulina e/ou da incapacidade da insulina produzida exercer adequadamente suas ações. A hiperglicemia, que é o excesso de açúcar no sangue, é o parâmetro para fazer o diagnóstico e avaliar a terapia.


sendo a mesma uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina (hormônio que queima o açúcar). Esta doença é bastante freqüente na população idosa (ocorre em 20% acima de 70 anos) e pouco diagnosticada e tratada nesta idade. A grande maioria dos diabéticos tem mais de 45 anos e no Brasil existem em torno de 5 milhões de diabéti­cos.

Perguntas e Respostas

1. Qual a taxa normal de açúcar no sangue na pessoa idosa?
R. Em qualquer faixa de idade, a taxa normal é de 70 a 110 mg/dl em jejum.

2. O que provoca o aparecimento do Diabetes com o envelheci­mento?
R. O surgimento da doença se dá em pessoas predispostas e com outros fatores como: aumento de peso, falta de atividade física, estresse, infec­ções, grandes cirurgias, uso de alguns remédios, etc.

3. Quais os primeiros sintomas e sinais de Diabetes?
R. O diabetes do idoso, frequentemente, não apresenta sintomas, sendo descoberto, na maioria das vezes, em check up ou em exames para investi­gação de outras doenças. Os sintomas são: perda de peso, muita sede, uri­nar em grande quantidade e várias vezes, principalmente à noite, fome em excesso, fadiga fácil, piora da visão, formigamentos e dormências nas per­nas, coceira na vagina, infecção de pele, dificuldade de cicatrização de feridas, etc.

Alguns sinais e sintomas do diabetes mellitus são: muita sede, vontade de urinar diversas vezes, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas machucadas que demoram a cicatrizar, fadiga e dores nas pernas por causa da má circulação. Em alguns casos não há sintomas, sendo mais freqüente os sintomas no diabetes tipo 2. A alimentação ideal para a pessoa diabética deve ser diversificada, prazerosa, equilibrada e moderada. A pirâmide alimentar adaptada para o diabético é um instrumento que o auxilia a fazer escolhas de alimentos saudáveis: os alimentos da base poderão ser consumidos em maior quantidade, alimentos do centro devem ser consumidos com moderação e os alimentos do topo devem ser evitados. O diabético deve preferir alimentos como grãos integrais, frutas e vegetais, reduzir a ingestão de gorduras e açucares (alimentos com grande quantidade de açúcar fazem subir os níveis de açúcar no sangue), fazer de 4 a 6 refeições diárias de forma regular, beber bastante água, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana. A atividade física é de extrema importância para os diabéticos, pois auxilia no tratamento, aumentando a expectativa de vida. 

4. O Diabetes não controlado pode trazer complicações?
R. Sem dúvida, sim. São complicações do diabetes mal controlado: derrame cerebral, infarto do miocárdio, cegueira, amputação de membros inferio­res, doenças renais, impotência sexual masculina, etc.

5. O que o diabético não pode comer?
R. Deve-se evitar os açúcares de absorção rápida como balas, doces, refri­gerantes, bombons, chocolates, mel, melados, bolos, tortas, pudins, geléi­as, biscoitos, bolachas doces, leite condensado, sorvetes e manter, sem abusos, os amidos (pães, massas, arroz, batata) associados a fibras (grãos e leguminosas, cascas e bagaço de frutas), frutas , proteínas (carne, leite, ovos e derivados), legumes e verduras. Fazer no mínimo 4 refeições ao dia, em pequenas quantidades.

6. Exercícios físicos ajudam a controlar o Diabetes?
R. Os exercícios físicos fazem parte do tratamento do diabetes porque me­lhoram a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. As atividades físi­cas mais recomendadas são a caminhada e os exercícios realizados dentro da água, como natação e hidroginástica.

7. O que é hipoglicemia?
R. É a queda rápida das taxas de glicose no sangue. Tem relação com o excesso de exercícios físicos, infecções, pular refeições durante o dia, vômitos e diarréias, consumo de bebidas alcoólicas. Os sintomas da hipoglice­mia são: fome súbita, fadiga, tremores, tontura, aumento dos batimentos cardíacos, suores, pele fria, úmida e pálida, visão turva, dor de cabeça, dormência nos lábios e língua, sensação de desmaio, desorientação até coma. Se notar um ou mais destes sintomas, tome um copo de leite ou suco; se, em 10 minutos, os sintomas não sumirem, beba água com açúcar. Diante da persistência desses sintomas, você deverá procurar auxílio médico, sempre.

Dicas para o paciente diabético

Não fume; use escovas de dente macias, escove os dentes após cada refeição, massageie a gen­giva, use fio dental todos os dias; a boca pode ser foco de infecção no diabético.

Examine os pés diariamente, mantenha-os limpos, secos e sem calosidades; use calçados confortá­veis.

Consulte o oftalmologista uma vez ao ano e in­forme que é diabético, principalmente se a vi­são piorar ou ficar turva.

Ande sempre com identificação de diabético e leve consigo balas e chicletes.

Não use medicamentos sem aviso prévio ao seu médico, porque muitos deles podem aumentar ou diminuir o efeito do antidiabético que você está tomando.

Não fique muito tempo sem se alimentar; faça, no mínimo, 4 refeições por dia com pequenas por­ções.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade físi­ca, procure um serviço médico para realizar exames que retratem seu real estado de saúde, pois o Diabetes pode predispor a algumas doen­ças do coração, e essas alterações podem ser silenciosas, ou seja, sem lhe trazer sintomas

Fonte: Manual de Saúde do idoso Força Sindical



  • Diabetes tipo 1: É uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. A única forma de tratamento são aplicações de insulina diariamente para regularizar o metabolismo do açúcar. Sem insulina, a glicose não consegue chegar até as células para ser queimada e transformada em energia. As altas taxas de glicose acumuladas à longo prazo podem afetar os olhos, rins, nervos e coração. A evolução clínica da doença é rápida e ocorre com maior freqüência na infância e na adolescência, mas pode surgir em qualquer idade.

  • O diabete tipo 2 que representa 90% dos casos de diabete está diretamente relacionado com o aumento da gordura abdominal que afeta a ação insulina obrigando o pâncreas a produzi-la em maior quantidade sobrecarregando as suas células que morrem precocemente.

    A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a transportar a glicose do sangue para dentro das células produzindo energia.

    O tipo 2 de diabete atinge mais os adultos (mais de 40 anos), pessoas com antecedentes familiares de diabete ou com excesso de peso.
    Para calcular a cintura abdominal necessitamos apenas de uma fita métrica. Passar a fita ao nível do umbigo com o abdome relaxado.
    As medidas ideais são de 90 cm para o homem e 80 cm para a mulher. Valores acima de 102 cm para o homem e de 88 cm para a mulher aumentam o risco de contrair diabete tipo 2, hipertensão arterial, doença cardiovascular e níveis elevados de gordura no sangue.

    Os principais sintomas de diabete são: sede intensa, boca seca, aumento da quantidade de urina, cansaço, perda da visão, fome acentuada, baixa imunidade com maior risco de contrair infecções, prurido nos genitais e emagrecimento.

    O diagnóstico é confirmado pela dosagem da glicose no sangue em jejum cujos valores normais situam-se entre 70 e 99 mg/dl, valores entre 100 e 125 mg/dl no individuo obeso é considerado como pré-diabete e acima de 125 mg/dl como diabete.


    Com controle adequado e disciplinado o paciente diabético poderá ter uma vida longa e saudável além de evitar complicações crônicas: cardíacas, renais, vasculares, pé diabético, visuais e neurológicas.

    Muitas pessoas não sabem que são diabéticas e a minoria faz o tratamento de maneira correta.

    Pacientes com pressão alta, obesos ou com sobrepeso, com mais de 40 anos de idade, sedentários e com história familiar de diabete devem ter acompanhamento médico constante

    Uma vez diagnosticado o diabete para manter a qualidade de vida o paciente deve seguir as orientações do seu médico e nutricionista visto que a doença não tem cura e a evolução é progressiva.
    O tripé para o tratamento correto do diabete inclui:
    · Alimentação com baixo teor de carboidratos se possível orientado por uma nutricionista.
    · Medicamentos antidiabéticos e insulina sempre  com orientação médica, evitando a automedicação, inclusive com remédios caseiros.
    · Exercícios físicos orientados pelo médico e professor de educação física.
  • Diabetes gestacional: alterações das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez, podendo persistir ou desaparecer depois do parto. Os riscos se tornam maiores nas mulheres que já apresentaram diabetes em outras gestações, histórico familiar, história de aborto espontâneo, morte intra-uterina ou neonatal, bebês que nasceram com mais de 4 kg e de má formação congênita. Quanto mais fatores de risco a mulher apresentar, maior será a chance de desenvolver diabetes gestacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca