DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Invista na bebida para afastar a fome, a insônia, a má digestão e para revitalizar o corpo


Nada melhor do que uma boa xícara de chá para espantar o frio, ainda mais se esse chá, além de esquentar, servir para combater doenças, rejuvenescer a pele e dar uma forcinha na dieta. Por ser uma bebida bastante versátil, pode ser consumida à vontade e não perde suas propriedades nutritivas se consumido também gelado. 


Como sua constituição é basicamente água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "Um benefício dos chás é a presença de flavonoides,antioxidantes que bloqueiam o envelhecimento das células e mantém a jovialidade", explica a nutricionista Cibele Crispim, da Unifesp. A verdade é que os vários tipos de chás são grandes aliados do corpo humano e, além do potencial rejuvenescedor, são capazes de promover melhorias no nosso organismo das mais variadas formas.


Chazinho faz bem
Quando o assunto é emagrecer, os chás são mais do que bem-vindos no cardápio da dieta. Segundo a nutricionista funcional Daniela Jobst, os chás são eficientes porque aumentam a temperatura corporal. Isso acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras. "Porém, para ser eficaz, a quantidade mínima da bebida deve ser atingida. A recomendação diária varia entre cinco xícaras a um litro, sendo que o consumo deve ser de, no mínimo, três meses. A escolha da temperatura da bebida fica a seu critério", ensina a nutricionista.

Mas, além da queima de gorduras, cada vez mais pesquisas estão mostrando que as vantagens da bebidinha não param por aí. Uma pesquisa recente da Universidade da Flórida (EUA), publicada no Journal of Ethnopharmacology, além de estudos do Japão, apresentou a ação do chá das folhas do mamão contra uma ampla gama de tumores, incluindo os de colo do útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas.

Outro estudo publicado no final do ano passado pela American Journal of Clinical Nutritionrelaciona o chá verde, famoso pelas suas propriedades diuréticas, no combate àdepressão. Tudo graças ao theanine, um aminoácido de efeito tranquilizante que pode ser um antídoto poderoso contra os sintomas da doença. Além disso, já foi provado pela Escola Médica de Atenas, na Grécia, que o chá verde é aliado também na proteção à saúde cardiovascular, pois tem influência sobre o revestimento dos vasos sanguíneos, ajudando as células a secretar substâncias necessárias para relaxar os vasos, permitindo que o sangue flua mais livremente. 
Vantagens a curto prazo

Uma boa xícara de chá revigora, mas também ajuda a aliviar momentaneamente pequenos problemas pelos quais passamos. "As infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.


Contra o inchaço


O acúmulo de líquidos no organismo pode ser causado por vários fatores, como excesso de sal na alimentação ou uso de alguns medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios. O chá de cabelo de milho (Zea mays) é um eficiente diurético, porque ajuda a regular as funções dos rins e da bexiga e combate, principalmente, o inchaço nas pernas. "O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras de chá ao dia, em infusão, ou 1 xícara pequena no final do dia", diz o farmacêutico. Ele também recomenda doses de chás verdes e chá preto, que também têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.  
Os chás aumentam a temperatura corpora, aceleranto o metabolismo e favorecendo a queima de gorduras
Contra o apetite voraz 

Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora, segundo o especialista. "Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem", diz o farmacêutico, que também recomenda o consumo de chá branco. 'Ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar ometabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave", afirma.

 Drible a ansiedade 

Várias infusões podem ser utilizadas como calmantes naturais, agindo no sistema nervoso central, baixando a  ansiedade (sintoma que costuma desencadear a compulsão à comida). O especialista recomenda camomila (Matricaria chamomile), alecrim (Rosmarinus officinalis), melissa (Melissa officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), jasmim (Jasminum officinalis) e anis (Pimpinella anisum). "Mas não misture muitas plantas se você não conhece bem as ervas e não sabe quais serão os efeitos em seu organismo", afirma.

Há, ainda, outros tantos efeitos dos chás conhecidos mais popularmente, como o de hortelã que é ótimo para digestão, o chá de limão e de gengibre é poderoso no combate à gripe e uma boa infusão de romã pode aliviar as dores de garganta.  
chás variados - foto: Getty Images
Melhora a digestão


Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino, assim, de certa forma também acabam contribuindo para manter uma barriga lisinha. Outras ervas contêm substâncias que atuam no fígado, ajudando a quebrar a gordura em moléculas menores. Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco, psilium, a cáscara-sagrada, a zedoária e o fucus. Outro velho conhecido é o boldo (Peumus boldus Molina) que também é chamado popularmente como boldo-do-chile. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. "Mesmo sendo muito difundido entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê", diz o farmacêutico.  
Algumas outras propriedades terapêuticas
-Erva Doce: alivia cólicas menstruais; também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos (mas fique atento para a indicação do médico). Auxilia a má digestão.


- Erva Mate / Mate: anti-estresse. Segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso. Elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Atua também sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e protegendo o coração de doenças cardiovasculares.


- Guaraná: por meio da cafeína, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, e é levemente afrodisíaco.


- Hortelã: atenua azia, gases e cólicas. Alivia asma e bronquite e ainda pode ser usado como calmante para insônia, ou seja, para relaxar.


- Maracujá: melhora dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações e pressão alta.


- Menta: indicado para má digestão, gases e cólicas.


-Preto e chá verde: combatem problemas do coração e aceleram o metabolismo, além de prevenir o envelhecimento.  
As ervas bem escolhidas eliminam as toxinas, equilibram a hidratação e até rejuvenescem seu rosto
Chá para não beber
Além dos benefícios para o organismo, o que pouca gente sabia é que o chazinho pode ser um ótimo aliado da beleza também. As ervas bem escolhidas eliminam as toxinas, equilibram a hidratação e até rejuvenescem seu rosto.


Para você ter uma ideia dos poderes naturais dos chás, o naturólogo José de Andrade, a oligoterapeuta Inez de Castro e a terapeuta holística Vivian Hefler apresentam uma série de tratamentos que podem ser feitos em casa, usando as plantas em estado natural ou em sachês.


Primeiro Passo: mudando o PH da pele (para todos os tipos de pele)
Dissolva em um copo de água (aproximadamente 200mL), uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique no rosto com bandaletes (algodão envolvidos em gazes) e aguarde por três minutos.


Segundo Passo: dilatação dos poros, eliminação de toxinas e reposição mineral
Faça um chá fraco de folhas secas de pimenta (a de sua preferência): use um copo de água para uma folha seca de pimenta. Dissolva uma colher de sopa de argila branca ou verde no chá já preparado e morno. Aplique sobre rosto, pescoço e colo. Deixe descansar por cinco minutos e retire usando chá morno de camomila (pode ser de sachê).


Terceiro Passo: Hidratação
Para peles oleosas ou mistas: Faça um chá de folha seca de abacate com folha de hortelã. Use um copo de água, uma folha seca de abacate e um ramo seco pequeno de hortelã. Depois, basta embeber os bandaletes neste chá e aplicar no rosto, pescoço e colo por 10 minutos. Retire os bandaletes e só limpe o excesso, deixando a pele secar naturalmente.


Para peles secas e normais : Faça uma máscara de abacate e mel. Coloque, em um recipiente, duas colheres de sopa de polpa de abacate e uma colher de chá de mel. Misture bem e aplique sobre o rosto, pescoço e colo, deixando agir por 10 minutos. Retire o excesso e lave com água norma em abundancia. 
Dicas dos especialistas
1. Para conseguir resultados, faça o tratamento uma vez por semana
2. Evite aplicar a receita quando a pele estiver sensível, machucada ou com acne
3. Tome cuidado com a região dos olhos, que podem ficar irritados com algum ingrediente 



Poder natural


Os especialistas explicam a ação dos ingredientes usados na receita que você acaba de aprender:

Bicarbonato de sódio: neutraliza o PH da pele. Traz o equilíbrio para as peles alcalinizadas ou acidificadas, por isso é indicado para todos os tipos de pele.

Folhas de pimenta: tem função vasodilatadora, além de emoliente e rejuvenescedora celular.

Camomila: rica em azuleno, óleo essencial, ótimo calmante, sais minerais (cálcio e enxofre desensibilizante e cicatrizante da pele). Possui flavonoide, poderoso antioxidante, antialérgico e anti-inflamatório.

Abacate: contem óleo essencial, carotenoides, e clorofila. Tem propriedades antioxidantes e revitalizantes.

Hortelã: é refrescante, calmante, antioxidante e anti-inflamatório.
 
creditos minha vida
VER TAMBEM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca