DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quarta-feira, março 02, 2011


” Que a comida seja a tua medicina e não a medicina a tua comida”.

De acordo com o Institute of Medicine, alimentos funcionais são alimentos que contém produtos potencialmente saudáveis, incluindo qualquer ingrediente alimentar ou alimento modificado que possa fornecer benefício saudável, além dos nutrientes tradicionais.

A alegação de propriedade funcional de acordo com a ANVISA é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

O American Journal of Clinical Nutrition descreveu as alegações funcionais como tipo A e B. A do tipo A refere-se as consequências positivas de interações entre os componentes dos alimentos e funções no organismo sem referência direta à redução no risco de qualquer enfermidade. Exemplo: prevenção do estresse oxidativo - antioxidantes.
Já o tipo B refere-se a redução no risco de doença pelo consumo de componentes alimentares específicos ou misturas. Exemplo é a redução do risco de doença cardiovascular ou câncer.

Veja aqui alguns alimentos funcionais:

1 - Soja:  A principal substância estudada, a isoflavona tem potente efeito na redução do colesterol e LDL (gordura que causa infartos, AVC e outras doenças), diminuição do risco cardiovascular, ajuda a diminuir o peso corporal, redução no risco de osteoporose e cálculo renal. Por seus efeitos hormônio-símile com o estradiol ela diminui os sintomas da menopausa. Além destes efeitos ela auxilia na função imune, antioxidante e bem estar. A recomendação varia entre o consumo de 25 a 40 gramas de protéina de soja por dia por mais de 3 meses, e para menopausa acima de 60 gramas.

2 - Alho: Rico em compostos organosulforados tem ação na redução do colesterol total, ajuda a diminuir a pressão arterial, auxilia no controle do diabetes, é anticancerígeno, antioxidante, antibiótico e previne a formação de coágulos. A recomendação é de comer 1 dente de alho por dia, mas vale ressaltar que tem que ser mastigado e consumido cru. A dica é ralar por cima da preparação, colocar em molhos de saladas.

3 - Chocolate: Suas substâncias ativas estão no cacau e tem ação como poderoso antioxidante, redução na agregação plaquetária (redução de doenças cardiovasculares), modulação do humor. A recomendação é consumir o chocolate amargo e acima de 50% com cacau.

4 - Oleaginosas: Ricas em resveratrol, vitamina E, selênio, manganês, magnésio, arginina que atuam na prevenção contra doenças cardiovasculares, são antioxidantes, regulação da pressão arterial. A recomendação é variada de acordo com o paciente.

5 - Ácidos graxos ômega-3: Suas ações se devem ao EPA e DHA e atuam na redução de doenças cardiovasculares, redução dos triglicérides e colesterol total, participam no desenvolvimento da retina e do cérebro, atua nas doenças autoimunes, melhoram a hipertensão, melhoram sintomas da depressão, são excelentes para a pele e ainda são poderosos antiinflamatórios. Está presente nos peixes como atum, sardinha, salmão, abacate, oleaginosas, óleo de linhaça.

6 - Linhaça: Rica em gorduras boas como ômega-3, ômega-6, monoinsaturada ajuda a reduzir o colesterol total, reduzir inflamações, é antifúngica, antioxidante, atua na proteção contra o câncer, melhoram o funcionamento do intestino.

7 - Azeite: poderoso antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, é antioxidante, ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL, ajuda na melhora do aparelho digestivo, tem ação na diminuição na pressão arterial, melhora da defesa do sistema imune, previne a ocorrência de catarata e degeneração macular.

8 - Maracujá: tem ações benéficas no sistema nervoso central com ação anticonvulsivante, ação sedativa e ansiolítica. Melhora o sono, é antiinflamatório.

9 - Romã: uma das frutas mais poderosas. É anticancerígeno, melhora o estômago, atua na redução de colesterol total e LDL, pressão arterial, é antimicrobiano, antioxidante.

10 - Gengibre: é um poderoso antiinflamatório ajudando na melhora de doenças respiratórias, artrites, melhora na defesa do sistema imune, é antioxidante.
podcast45alimentos
11 - Linhaça: é uma semente de alto valor nutritivo que auxilia o sistema digestivo e proporciona um bom funcionamento do intestino. Entre outros muitos benefícios, a linhaça ajuda no combate às taxas elevadas de colesterol e possui substâncias anticancerígenas.

Como comer: A linhaça pode ser consumida de muitas formas, mas recomendo bater as sementes no liquidificador para fazer uma espécie de farinha, pois, dessa forma, ela é absorvida mais rapidamente pelo organismo. Para consumi-la, fica mais fácil misturar com arroz ou iogurte desnatado. Ou então, misturar com água, deixar na geladeira e comer em forma de geléia.
12 - Quinua: A quinua é um cereal de altíssimo valor nutritivo, pois é rico em vitaminas, proteínas e sais minerais. Além disso, ele possui uma quantidade de aminoácidos adequada para a nutrição humana, o que ajuda na recuperação das fibras musculares. Estudos comprovam que esse cereal ajuda no combate à osteoporose, anemia e câncer de mama.
13 - Como comer: costumo acrescentar a quinua em minhas saladas. Além disso, quando faço bolo ou mingau, troco a farinha integral tradicional pela farinha de quinua, deixando-os muito mais saudáveis. Outra boa dica é fazer um mingau com farelo de quinta, leite de soja light e canela. É um doce de baixo valor calórico, alto valor nutritivo e fica uma delícia!
14 - Azeite de Oliva extra virgem: É um alimento que não deixo faltar em minha dieta. É rico em antioxidantes e, por isso, ajuda a reduzir as taxas de colesterol e a baixar a pressão arterial, além de ser muito saboroso.
Como comer: Trocar manteigas, margarinas e requeijão por azeite de oliva no café da manhã é uma boa sugestão, pois você elimina do seu cardápio gorduras que são ruins para o seu corpo. Muitos pratos e saladas também combinam e podem ser temperados pelo azeite, mas lembre: ele perde grande parte de seus valores nutritivos se for colocado em altas temperaturas e que é tudo consumido em excesso pode fazer mal à saúde.
15 - Maçã: Essa fruta também atua no corpo como antioxidante. Ela ajuda a retardar o envelhecimento, proporciona bom funcionamento do intestino e elimina uma série de toxinas.
Como comer: Ela pode ser adicionada a qualquer refeição, mas eu prefiro comer no período da manhã.
16 - Chá Branco: esse chá ajuda a neutralizar os radicais livres e atua como antioxidante. Além disso, está comprovado que ele ajuda a eliminar gorduras e a baixar os níveis de colesterol. Também acelera o metabolismo e evita problemas cardíacos.
Como comer: Costumo tomar duas xícaras de chá por dia, quente ou frio.
17 - Tomate: É rico em licopeno, uma substância que ajuda no combate a radicais livres, reduz problemas cardiovasculares e protege contra alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Como comer: O tomate pode ser adicionado qualquer tipo de salada e a muitos tipos diferentes de pratos. Só recomendo para que não exagerem no consumo desse alimento aqueles que possuem algum tipo de problema de acidez no estômago ou fermentação gástrica.
18 - Brócolis: Vegetal rico em vitamina C e outras substâncias com alto teor de fibras. Ele ainda possui um baixíssimo valor calórico: uma xícara de brócolis possui cerca de 40 calorias.
Como comer: Ele pode ser misturado a saladas ou adicionado em receitas quentes.
19 - Limão: Essa fruta não deixo faltar em minha alimentação. Ele é uma das maiores fontes de vitamina C e sais minerais. Está comprovado que ele ajuda na em processos de cicatrização, anemia e mau hálito.
Como comer: Suco de limão é extremamente refrescante e saboroso. Além disso, ele pode ser usado para temperar diversos tipos de alimentos.
O mais importante a ser ressaltado é que o consumo destes alimentos deve ser orientado por um nutricionista funcional porque os benefícios deles podem não ser para todos de acordo com o princípio de individualidade bioquímica. Por exemplo, tem pessoas que são intolerantes a soja, então ao invés de ajudar a perder peso, pode aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca