DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

segunda-feira, abril 11, 2011


Farinha de Limão
   
Farinha de Limão
:: Conceição Trucom ::


Quem acompanha meus textos, livros e palestras sobre o limão já sabe: a casca do limão (todas as variedades) possui grande poder terapêutico.

É na casca do limão que se encontra a maior parte da Vitamina C do limão (suco 40 mg/100g - casca 150 mg/100g). Nela encontramos a Citrina (Vitamina P), uma família de vitaminas que agem em conjunto com a vitamina C cuidando da qualidade e vitalidade das membranas celulares. Nas cascas do limão encontramos farta e qualitativa concentração de óleos essenciais monoterpênicos, entre eles o d-limoneno, já reconhecido como um quimioterápico natural, além de um forte estimulante da circulação periférica. Na casca do limão temos a melhor pectina do mundo, uma fibra muito importante nos processos de limpeza e desintoxicação.
Enfim, vamos parar de jogar fora as carcaças de limão?


O ideal é após sua trituração, secá-la naturalmente com a energia solar, pois não se perdem ativos como a Vitamina C e os óleos essenciais, e ainda soma-se o prana da energia cósmica e do sol. Então, fica este convite: aproveitemos o sol de verão e o baixo custo do limão para fazer estoque de farinha de limão.
A Receita segue abaixo, mas tem um filminho no YOU TUBE com todos os passos desta receita. Confira nos links no final.

Mãos à obra
Lave bem os limões antes de usá-los, certo?
Corte os limões pela metade e esprema seu sumo para o preparo dos sucos desintoxicantes, limonadas, marinadas, molhos, etc.
As metades já espremidas - as carcaças - devem ser imediatamente bem lavadas (a parte interna) em uma bacia com água limpa para eliminar resíduos do suco e deixadas emborcadas num escorredor (uns 10 minutos) para drenar a água em excesso.
Importante: o ideal é preparar a farinha imediatamente após obtidas as carcaças. Mas caso sua família seja pequena e o consumo baixo, junte as metades (lavadas e escorridas) num pote plástico com tampa, especial para alimentos, e coloque na geladeira, até atingir uns 10 limões. Mas, no MÁXIMO 2 dias de geladeira.
Triture no liquidificador as carcaças de 5 limões (10 metades) de cada vez. Atenção: Não acrescente água.
Derrame as cascas trituradas sobre um pirex ou porcelana. Use 1 pirex (~10 x 20 cm) para cada 5 limões triturados.
Cubra com um tecido de filó e prenda as laterais com 4 pregadores limpos e de plástico (madeira tem fungo).
Leve para desidratar ao sol.
Mexa a cada 1 hora para acelerar a secagem. Se o dia estiver bem ensolarado a secagem será rápida: 2 a 4 horas.
Opcionalmente, mas muito opcionalmente, a farinha pode ser preparada em forno mínimo (deixe a porta do forno levemente entreaberta para garantir que não haja super aquecimento), revolvendo sempre para evitar que queime no fundo e laterais. Se queimar jogue fora porque perdeu os principais valores terapêuticos.
Após seca deixe esfriar.
Passe novamente pelo liquidificador até obter uma farinha mais fina.
Peneire e armazene a farinha obtida num frasco (ideal de vidro escuro) com tampa.
Mantenha em local fresco e sua validade será de 6 meses.

Como consumir? 
Use 1 colher (chá)/porção no preparo dos sucos desintoxicantes, chás, lanches e sopas. Pode ser usada a mesma medida no preparo de vitaminas.
Esta farinha poderá enriquecer o preparo do arroz, massas, ensopados e feijão, conferindo maior digestibilidade, além de evitar gases. Para tanto, basta colocar 1 colher (chá) da farinha de limão / xícara (chá) do alimento, porém somente após finalizado o preparo da receita, justamente para evitar as perdas por aquecimento.
Esta farinha pode ser usada também no preparo de bolos e pães (1 colher de sopa/xícara de farinha). Entretanto, seu diferencial será somente pelo elevado teor de fibras que ela contém.
Importante: desde que preparada em baixa temperatura (idealmente ao sol), esta farinha é muito forte, sendo riquíssima em monoterpenos (d-limoneno), fibras como a pectina e a celulose, citrinas (vitamina P) e sais minerais. Não consumir mais que 3 colheres (chá)/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca