DIGITE SUA PERGUNTA AQUI,ASSUNTOS DESTE BLOG

siga-me no face

chuva de verão


Ouvindo a chuva - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Seguidores

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..

ÓÓH, TI LINDO!!! VC TA MI SEGUINO, VÔ TI SEGUI TAMÉM..
As fotos apresentadas, salvo indicação em contrário, são retiradas da net

após beber refrigerante

após beber refrigerante

quarta-feira, maio 04, 2011

BOTANICA




ABACATEIRO - Persea gratissima 

PARTES USADAS : Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil
DESCRIÇÃO: O Abacateiro (Persea gratissima G.), Persea americana Mill, é uma árvore elegante, de porte médio a elevado, que mede de 12 a 20 metros de altura, com a copa ereta ou espalhada. Quando cultivado, tem alturas bem menores. Suas folhas são simples, alternas, pecioladas, de consistência membranácea, oval lanceoladas de ápice agudo e base cuneada.

INDICAÇÃO: O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão,  além de estomatite, estresse, gota, hepatite, hipertensão, inchaço dos pés, indigestão, reumatismo, infecções dos rins e ajuda, também, a regularizar o fluxo menstrual.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue-a. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tome de 2 a 3 xícaras ao dia.


ALCACHOFRA - Cynara scolymus




PARTES USADAS: Folhas


ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Alcachofra (Cynara scolymus L.) é originária do norte da África, mas atualmente é encontrada em todas as regiões de clima temperado e sub-tropical. Em algumas regiões, aparece na forma silvestre, mas geralmente é cultivada como legume.
A Alcachofra possui propriedades coleréticas (estimula a produção de bile) e colagoga (estimula a eliminação da bile pela vesícula biliar), estes efeitos em conjunto levam a uma melhora da digestão de gorduras, além da diminuição de colesterol e triglicérides.

INDICAÇÃO: O chá de alcachofra é indicado para ácido úrico, psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, colesterol, diabetes, icterícia, emagrecimento, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, hipertensão, hemorróidas, má-digestão, prostatite, uretrite, debilidade cardíaca, hepatite e colecistite.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe a infusão por dez minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado.

ALECRIM-ROSMARINUS - Rosmarinus officinalis





PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTOImportado da França

DESCRIÇÃO:
 O Alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos, devido ao aroma da planta que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são auxilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de Alecrim, podendo ter porte maior ou menor e cores diferentes nas folhas e flores.

INDICAÇÃO: O chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.
COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio 


AMORA MIURA - Morus nigra

DESCRIÇÃO



PARTES USADAS: Folhas 

DESCRIÇÃO: A Morus nigra L, é uma planta medicinal, popularmente conhecida como amoreira-preta, amoreira-negra ou sarça-mora. Pertence a família das Moráceas, nativas das regiões temperadas e subtropicais da Ásia, África e América do Norte, sendo que a maioria das espécies do gênero é asiática. Trata-se de árvores de porte médio que podem atingir cerca de 4 a 5 metros de altura. Morus nigra L. é uma espécie vegetal conhecida, não somente pelos valores nutricionais de seus frutos, mas também por conter vários compostos com ação terapêutica. No Brasil, o chá das folhas de amora é largamente usado na medicina popular.

INDICAÇÃO: O chá de Amora Miura melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial, a taxa de glicemia (Diabetes) a obesidade e reposição hormonal.


COMO FAZER: Em um litro de água, coloque 2 colheres de sopa da erva, despeje as folhas na água ainda fria, deixando ferver por uns 10 minutos, coe e pronto.

COMO BEBER: Tomar de 3 a 5 xícaras ao dia.
Queda de Cabelo  - Alem de beber o chá pode se massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira

ARTEMÍSIA - Artemisia vulgaris 


PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Artemísia (artemisia vulgaris) é da família da  erva conhecida como Absinto (artemisia absinthium). Ambas pertencem à família aster. A artemísia tem muitos nomes comuns como: artemija, flor-de-são-joão e absinto-selvagem. É natural da Europa temperada, Ásia, norte da África, mas  também está presente na América do Norte, onde é uma erva invasiva.

INDICAÇÃO: O chá de Artemísia combate a anemia, cólica intestinal, cólica menstrual, câimbras, debilidade do estômago, epilepsia, gastrite, diarréias, hidropisias, menstruações deficientes, icterícia, nervosismo e reumatismo.
CONTRA INDICAÇÃO; Lactantes, Gravidas e Mestruada

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente ,1 colher de sopa de Artemísia, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos .

COMO BEBER: :Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.

ALFAVACA - Ocimum americanum



PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO: 
Ocimum americanum L. (sin: O. canum Sims.), da família das Labiadas, é popularmente conhecida como manjerona e alfavaca de vaqueiro, sendo amplamente cultivada na Índia devido aos variados usos de seu óleo nas indústrias de alimentos e cosméticos. A Alfavaca (Ocimum americanum L), também chamada de manjericão de folha-larga, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, devido a suas propriedades tônicas e digestivas.
INDICAÇÃO: O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

COMO FAZER: Coloque as folhas em um copo, derrame água quente sobre elas e deixe descançando por 10 ou 15 minutos.

COMO BEBER: O ideal é tomar o chá morno antes de deitar, pois é durante o sono que o corpo se restabelece e que ocorrem as melhores curas.

BARBATIMÃO - Stryphnodendron barbatiman


.PARTES USADAS: Cascas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O Barbatimão é uma árvore que pode medir entre 4 e 6 metros. Possui caule e ramos bastante tortos, com poucas folhas e é recoberta por casca de aspecto rugoso. Ocorre em terrenos arenosos ou argilosos bem drenados e pouco férteis. Sua casca a protege contra o fogo, o que é comum no ambiente em que vive. Rebrota após corte, persistindo em pastos onde se cria gado, a ponto de ser considerada, por pecuaristas, como daninha. A casca é bastante utilizada no curtimento de couro e possui propriedades cicatrizantes.

INDICAÇÃO: O chá de Barbatimão é adstringente e tônico, também é usado em inflamações do útero e ovários, hemorragia interna, cicatrizante, cistos, miomas, blenorragia, corrimento vaginal, úlceras, feridas,  afecções da garganta, colite, diarréia, hemoptises, hemorragia uterina.
Uso externo: Como cicatrizante e para lavagem íntima.


COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Uso externo: Coloque 1 colher de sopa da casca em 1 litro de água morna, para uso sob a forma de banhos, gargarejos, lavagens vaginais e uterinas.
  


BARDANA - Arctium lappa


BARDANA - Arctium lappa - L. [100 Gr.(G)] - Chá & Cia - Ervas Medicinais para Chá
Descrição

PARTES USADAS: FolhasORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 A Bardana é originária da Europa, mas tudo indica que o Japão foi o primeiro país a cultivá-la para o consumo mais intenso. A planta, pertencente à família das Compostas, é conhecida popularmente como erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande. A Bardana pode crescer de 50 cm a 2 m de altura e produz um caule robusto, com folhas grandes, de coloração verde na página superior e acinzentada na inferior. As flores, de cor rosa-púrpura, surgem agrupadas em inflorescências (corimbos), os frutos (aquênios) são castanho-avermelhados e a raiz é comprida e carnuda. As raízes e sementes possuem sabor adocicado.

INDICAÇÃO: O Chá de Bardana é depurativo, utilizado contra afecções gástricas e hepáticas, gota, reumatismo, artrite, colesterol, sífilis, diabetes, bronquite crônica, cálculos urinários, catarro,  prisão de ventre, psoríase, como, também, diurético e restaurador da cor da pele.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de sopa de bardana, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos .

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.


BOLDO DO CHILE - Peumus boldus

Descrição

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Chile

DESCRIÇÃO:
 O Boldo do Chile (Peumus boldus Molina) é uma árvore que pertence à família das Monimiaceae,que é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Laurales. As propriedades fitoterápicas de suas folhas eram conhecidas das comunidades indígenas sul-americanas que habitavam os Andes chilenos, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização européia da América.

INDICAÇÃO: O chá de Boldo é indicado para => Debilidade orgânica, estimulante das funções digestivas, fígado, aumenta a secreção biliar, diurético, hepatite, prisão de ventre, cálculos biliares, tonturas, tic dos olhos, gases, digestão difícil, inapetência, tranqüilizante e hipnótico.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 1 colher de sopa de Boldo, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

CAMOMILA - Matricaria recutita

Descrição

PARTES USADAS: Flores e talo 
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: A origem da Camomila, mais provável, é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. As partes mais usadas são as flores e as folhas. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.

INDICAÇÃO: O chá de Camomila é indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa, dores s musculares, tensão menstrual, estresse, insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e pode ser usado como antialérgico.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de camomila e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.


CANA-DO-BREJO - Costus spicatus

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: 
A Cana-do-brejo é uma planta herbácea, de haste dura, com foIhas alternas, oblongas, invaginantes, verde-escuras, com bainha pilosa e avermelhada nas margens. Suas flores são amarelas com brácteas cor de carmim. A caninha-do-brejo é um diurético de uso comprovado pela ciência.
    
INDICAÇÃO: O chá de Cana do brejo é sudorífica, diurética, combate a sífilis, inflamações dos rins, arteriosclerose, amenorréia, bexiga, blenorragia, cálculo renal, distúrbio menstrual, dor reumática, dores e dificuldade de urinar, inchaço, inflamações da uretra, leucorréia, nefrite, problemas nos rins e uretrite.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia

CAPIM-CIDRÃO - Cymbopogon citratus 

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: Erva perene originária da Ásia e subespontânea nos países tropicais, suas folhas são aromáticas, ásperas, estreitas e com mais de 50cm de comprimento.

INDICAÇÃO: O Chá de Capim Cidrão é calmante, sedativo, analgésico e anti-térmico, combate a doenças nervosas, ansiedade, catarro, cefaléia, cólicas menstruais e intestinais, também diminui atividade motora, distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, dor muscular,  gases, gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, insônia, nervosismo, resfriado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular, tosse, vômitos.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia 

CABELO DE MILHO - Zea mays 


Descrição 

PARTES USADAS: Estigma
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Bulgária

DESCRIÇÃO:
 É conhecida como Cabelo de Milho (cabelo da espiga de milho), barba-de-milho e estigmas-de-milho.

INDICAÇÃO: O chá de Cabelo de milho é um poderoso diurético, ajuda a  baixar a pressão e a desintoxicar o sangue, em afecções da bexiga e dos rins, em casos de cistite, areia e dores ao urinar, retenção de urina, inchaço nas pernas e nefrite.

COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de sopa de Cabelo de Milho, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.


CAROBINHA - Jacaranda caroba 



DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folíolos
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Árvore de até 15 m de altura, com casca fina e acinzentada. Folhas opostas, compostas bipinada, de 10 a 25 cm de comprimento, com folíolos pequenos, glabros e de bordo serrado,  com flores azulado-lilás, arranjadas em panículas piramidais densas, com fruto em cápsula lenhosa, muito dura, oboval, achatada, com numerosas sementes aladas.

INDICAÇÃO: O chá de Carobinha é diurético e depurativo, cicatrizante, combate a sífilis, reumatismo, artrose, afecções cutâneas, desinteria e prostatite.

COMO FAZER: Por infusão, use duas colheres de sopa, ou 10g de folhas, para um litro de água fervente.

COMO BEBER: Tome uma xícara três vezes ao dia.

CARQUEJA-AMARGA - Baccharis genistelloides persoon

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Subarbusto ruderal, perene, de até 80 cm de altura, hastes ramificadas, eretas, lenhosas na base. Ramos trialados, folhas nulas, alas membranáceas, seccionadas, glabras e verdes, com flores amarelas que nascem agrupadas, formando bolas.

INDICAÇÃO: O chá de Carqueja é um tônico estomacal que controla o apetite, é utilizado em dispepsias, anemia causada por perda de sangue, contra debilidade intestinal, cálculos biliares, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação, diabetes e boca amarga. É um diurético e depurativo aconselhado contra diarréia, fraqueza orgânica, gripes, febres e prisão de ventre e como emagrecedor.

COMO FAZER: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva picada para 1 litro de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos).

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia


CARQUEJA-DOCE Baccharis gaudichaudiana 


DESCRIÇÃO


ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO:
 A espécie mede cerca de 70 cm de altura e apresenta caule trialado. A epiderme é uniestratificada e revestida por cutícula levemente estriada, e possui estômatos anomocíticos e tricomas glandulares pluricelulares.

INDICAÇÃO: O chá de Carqueja pode ser usado como tônico, antifebril, diurético e emagrecedor, e, também, no tratamento de enfermidades do baço, da bexiga, do fígado, rins, estômago, além de em casos de má digestão, má circulação e diabetes.

COMO FAZER: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva picada para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando antes de tomar pelo menos por cinco minutos)

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.



CASTANHA-DA-ÍNDIA - Aesculus hippocastanum 
PARTES USADAS: Parte aérea

Descrição


PARTES USADAS: Semente
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Bulgária

DESCRIÇÃO:
 É uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos.

INDICAÇÃO: O chá de Castanha da Índia é indicado para varizes, tromba flebites e prostatite. Possui cumarina, que exerce uma ação potencial sobre o sistema venoso e a circulação sangüínea em geral, atuando em cólicas menstruais, tensao pré-menstrual, no peso e na dor nas pernas.

COMO FAZER: Usar uma colher de sopa (de 5 a 10 gramas) para um litro de água quente. Ferver de 5  a 10 minutos.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 


CAVALINHA - Equisetum arvense

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Trata-se de uma planta perene, cujos caules desfolhados lembram aspargos e, quando morrem, dão origem a caules ocos, ásperos e fortes, onde crescem folhas duras semelhantes ao junco e à cauda de um cavalo. O nome latino desta planta é derivado de "equi" (= cavalo) e "setum" (= cauda).

INDICAÇÃO: O chá de Cavalinha é indicado para osteoporose, acido úrico, anemia, ansiedade, arteriosclerose, bexiga, blenorragia, cálculos renais, celulite, estrias, rins, pulmões, o baço, flacidez da pele e músculos, enurese, menstruações excessivas, obesidade, pedra na vesícula e rins, pressão alta, retenção de líquidos, reumatismo, estresse; além de como diurético e desintoxicante.
Lavagens: feridas de difícil cicatrização, erupções cutâneas, úlceras, pés com transpiração excessiva e gargarejo para aftas e amidalites.

COMO FAZER: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos) .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

CHÁ-DE-BUGRE - Cordia salicifolia

Descrição

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: Sinônimos: café-do-mato, café-de-bugre, chá-de-frade, claraiba, Cordia digynia, Cordia salicifolia, Corida coffeoides. Características gerais: árvore de copa alongada, de 8 a 12 m de altura com troco de 30 a 40cm de diâmetro, nativa desde o nordeste até o sul do Brasil, principalmente na floresta semidecídua. Ocorre também no Paraguai, onde é conhecida como cordia salicifolia. Folhas simples, totalmente desprovidas de pubescência, de 8 a 14cm de comprim
ento. Tem flores pequenas, perfumadas e de cor branca. Os frutos são bagas globosas, de cor vermelha ,semelhantes ao café, daí a razão de seus nomes populares.

INDICAÇÃO: Chá de Bugre é indicado para > Gastrite, albumina, úlcera, celulite, cicatrizante, mau hálito, diurético, estimulante, inchaço das pernas, obesidade, reumatismo, tosse, vírus do herpes tipo 1.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


CHÁ VERDE - Camellia sinensis

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da China 

DESCRIÇÃO: Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do Chá Preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no Ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista quanto às propriedades anti-oxidantes a ela atribuídas.

INDICAÇÃO: Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, ajudando a queimar a gordura corporal. Além de melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento, o Chá Verde combate o estresse, auxilia no tratamento do colesterol e inibe os níveis de leptina no sangue – enzima que favorece a absorção de gordura –, portanto age como um importante coadjuvante no emagrecimento.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber

COMO BEBER: Tomar de 4 a 6 xícaras ao dia.

*É possível ainda misturar o Chá Verde com chá de Camomila, por exemplo, fazendo um chá misto. Ele pode ainda ser bebido gelado. Só não vale chá industrializado de saquinho, eles perdem os princípios ativos na manufatura.

CHAPÉU-DE-COURO - Echinodorus grandiflorus Micheli

Descrição

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: O Chapéu de Couro é uma planta encontrada de Minas Gerais ao Sul do Brasil, é ereta e pode atingir de 1 a 1,5 m de altura e suas flores hermafroditas são bastante numerosas. A reprodução é feita por sementes e cresce espontaneamente em solos de várzeas, principalmente em baixadas pantanosas, margens de rios e lagos. Pode ser cultivada também pelos brotos laterais que nascem da planta-mãe.

INDICAÇÃO: Combate a  tosse, gripe, resfriados, pressão alta, ácido úrico, arteriosclerose, artrite, artrose, congestão hepática, convalescença, colesterol, debilidade orgânica, dermatites e gota, além de problemas no fígado, bexiga e vias urinárias. O chá elimina água do organismo e é moderadamente diurético.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

DENTE-DE-LEÃO - Taraxacum officinale 

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Dente-de-leão é o nome vulgar de várias espécies pertencentes ao género botânico Taraxacum, das quais a mais disseminada é a Taraxacum officinale. É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: taraxaco, amor-de-homem, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. No Nordeste, é conhecida por "esperança" (abre as janelas e deixa a "esperança" entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde). Consta que, nos Estados Unidos, colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de Dente-de-leão. Os indígenas deste país chamavam-no de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês.

INDICAÇÃO: Desintoxicante, depurativo para todo o organismo, arteriosclerose, artrose, astenia, cálculos biliares, celulite, cirrose, cistite, colesterol, constipações diabetes,  distúrbios menstruais, fígado, hepatite, gastrite, obesidade, prisão de ventre (laxante leve), varizes e vesícula.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

ERVA-DOCE - Pimpinella anisum

Descrição

PARTES USADAS: Semente
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Turquia 
DESCRIÇÃO: O Anis (Pimpinella anisum) é uma planta da família das Apiaceae. Anteriormente chamada Umbelliferae, cuja fruta, em forma de semente (também chamada semente de anis), é usada em confeitaria e em licores de sabor anis (por exemplo, o Ouzo). A fruta consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso. A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar, contra mal hálito e como ajudante digestivo.

INDICAÇÃO: Enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, náuseas e vômitos durante a gravidez e para aumentar a produção de leite materno, acidez estomacal, bronquite, cólica intestinal, gases, palpitação, tosse crônica, vômito, Diminui a densidade e aumenta a fluência do muco dos pulmões.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

 ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus spp

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Espinheira-santa ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, é famosa no combate à úlcera e a outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida: na Universidade Estadual de Campinas (SP), farmacologistas analisaram a planta em ratos com úlcera e, segundo os pesquisadores, "nos que tomaram o seu extrato, o tamanho da lesão diminuiu muito rapidamente e, em comparação com os remédios convencionais, a Espinheira-santa provoca menos efeitos nocivos". 

INDICAÇÃO:
 Chá de Espinheira-santa, uso interno (azia, vômitos, digestão, gastrite, úlcera). Uso externo (Compressas de chá quente ): acne, eczemas, ulcerações e herpes.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva, e deixar levantar fervura. Desligar o fogo e abafar por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

GARRA-DO-DIABO - Harpagophytum procumbens

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Tubérculos
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Namíbia 
DESCRIÇÃO: A planta conhecida como garra do diabo tem seu nome científico de Harpagophytum procumbens D.C. e pertence à família Pedaliaceae. A garra do diabo desenvolve-se em áreas limitadas da África, especialmente no deserto do Kalihari e nas estepes da Namíbia. Seu nome provém do aspecto do fruto ramoso e lenhoso provido de barbas semelhantes a garras.

INDICAÇÃO: Doenças reumáticas, analgésico, diabetes, esporão, tendinite, arteriosclerose, obesidade, doenças do fígado, rins e bexiga, colesterol, vesícula, pâncreas e intestinos. seu uso regular reduz os males da velhice e as artérias tornam-se mais elásticas.

COMO FAZER: Em 1/2 litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de tubérculos picados e deixe amornar tampado. Coe e beba, de 2 a 3 xícaras de chá por dia, no intervalo das refeições. Evite tomar à noite devido ao efeito diurético. 

GENGIBRE - Zingiber officinalis


DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Rizoma
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 A origem do Gengibre é a Ásia, ilha de Java, da Índia e da China. Planta herbácea, com folhas inteiras, alongadas, verdes com 0,40 a 0,80 metro de altura. A parte aérea seca anualmente, mas o caule subterrâneo, o rizoma, é perene, tem formato cilíndrico e gemas para formação de brotos. Perene, porque pode sobreviver por vários anos. O rizoma é a parte comestível e explorada comercialmente. Existem diferenças na cor das folhas, no tamanho, nas dimensões e nos formatos dos rizomas, em diferentes variedades de Gengibre cultivados no Brasil.

INDICAÇÃO: Chá de Gengibre >>> Circulatório, tônico, asma, bronquite, rouquidão, colesterol, gases intestinais, anorexia, triglicérides e úlceras.

COMO FAZER: Decocção: 3 colheres de sopa da erva (rizoma ) ferver durante 15 minutos. Tire do fogo e deixe repousando, tampada, por mais algum tempo. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Beba 1 xícara de chá de 3 a 4 vezes

GINKGO-BILOBA - Ginkgo biloba 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da China

DESCRIÇÃO:
 A árvore do Ginkgo (Ginkgo biloba) é, em vários aspectos, extraordinária. Apesar de nativa na Coréia, China e Japão, a árvore pode ser encontrada em parques e em alamedas de cidades por todo o mundo. Chega a crescer 40 metros e vive mais de mil anos. Fósseis de gingko foram datados de cerca de 250 milhões de anos, e Charles Darwin se referiu à árvore como um "fóssil vivo". Agora, a justificativa para a fama do ginkgo vem do extrato obtido de suas folhas em forma de leque.

INDICAÇÃO: O chá de Ginkgo biloba auxilia no tratamento de úlceras varicosas e flebites. Atua nos radicais livres, combatendo-os, prevenindo rugas e atua como antioxidante. Promove maior oxigenação cerebral. Excelente para problemas de memória e estresse.Também ajuda em casos de ansiedade, asma, catarro, cefaléia, enxaqueca, incontinência urinária, labirintite, fadiga, artrite, Arteriosclerose, cansaço, envelhecimento, depurador, rinite crônica, rouquidão, tonturas e vertigens, além de ajudar cérebro, circulação sangüínea, concentração, coração, digestão, energia sexual, memória e metabolismo.

COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

GINSENG-PANAX - Panax ginseng


DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Raiz  (Pó)
ORIGEM DO PRODUTO: Korea
DESCRIÇÃO:
 O Ginseng (Panax sp.) é uma planta utilizada na medicina chinesa há milhares de anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida. A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo é elevado.

INDICAÇÃO: O Ginseng é indicado para sistema nervoso central, como revitalizante físico e psíquico, tônico pulmonar, Arteriosclerose, cardíaco, estimulante do apetite, febrífuga, regulador da pressão sangüínea, redutor da taxa de colesterol, cicatrizante, além de possuir atividade afrodisíaca e analgésica. É indicado também em estados de depressão e estresse.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de chá do pó ( Ginseng ) em um copo d´água e ou sucos dissolva o produto.

COMO BEBER: Tome de 2 a 3 Vezes ao dia.

GRAVIOLA - Annona muricata

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Talo e folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A graviola é um fruto originário das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. No Brasil, adaptou-se subespontânea na Amazônia, sendo cultivada principalmente nos Estados do Nordeste. Prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos. A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada-se em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos.

INDICAÇÃO: O Chá de Graviola => Vitaminizante, abscesso, artrite, asma, bronquite, colesterol, coração, diabetes, diarréia, dietas de emagrecimento, febre, gripe, hipertensão, nevralgia e reumatismo.
A GRAVIOLA POSSUI PROPRIEDADES ADSTRINGENTES, ANTIINFLAMATÓRIAS E ANTICANCERÍGENAS

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

GUAÇATONGA - Casearia sylvestris


DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: A Guaçatonga ou Erva de Bugre é popularmente conhecida como cafezinho-do-mato, pau-de-lagarto, erva-de-bugre, cafeeiro-do-mato, guassatunga e guassatonga. Pertencente à família das Flacurtiáceas (Flacourtiaceae), é uma árvore de tronco tortuoso, com casca de coloração acinzentada e acastanhada, apresentando pequenas fendas superficiais. As folhas são alternas, simples, lanceoladas, ovaladas e elípticas. As flores são numerosas, branco-esverdeadas ou amareladas. O fruto é uma cápsula que se torna vermelha quando madura, apresenta de 2 a 6 sementes envoltas num arilo lanoso, amarelo e comestível. A árvore floresce entre os meses de julho a outubro e frutifica de setembro a dezembro.

INDICAÇÃO: Ácido úrico, artrite, circulação, depósitos gordurosos, diarréia, dores do peito e do corpo, gastrite, hematoma, inchação das pernas, inflamação, micose, mau hálito, obesidade, Pressão alta, reumatismo, tônico cardíaco, úlceras e vermífugo.

COMO FAZER: Coloque de 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

* USO EXTERNO (COMPRESSAS DE CHÁ QUENTE): eczema, feridas, picada de inseto, sarna, sapinho, herpes. Usa-se uma infusão preparada com 2 colheres (sopa) de folhas de Guaçatonga picadas em 1 copo de água fervente. Abafa-se e, depois de fria, a infusão é aplicada nas lesões com um algodão.

GUACO - Mikania glomerata 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: É uma planta trepadeira e arbustiva. Com ramos abundantes, folhas opostas verdes e flores amarelas e brancas. Pertencente a família Compositae, é originária da América do Sul. Também conhecida por uaco, cipó-catinga, cipó-sucuriju, erva-cobre, coração-de-jesus e erva-de-cobra. Seus principais constituintes químicos são compostos sesquiterpênicos, iterpênicos, estigmasterol, flavonóides, cumarinas, resina, tanino,
saponina e guacosídio.

INDICAÇÃO: Chá de Guaco >>> Expectorante, tosse, bronquite, gripe, resfriados, rouquidão, inflamações de garganta, anti-reumático e cicatrizante.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de águ,a quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


HORTELÃ - Mentha arvensis 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Parte aérea 
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 É uma planta herbácea com muitas variedades melhoradas e adaptadas a algumas regiões brasileiras, pois é originária de clima temperado. As folhas são lanceoladas ou oblongas, de cor verde-escura a verde-clara, superfície lisa ou levemente enrugada e margens serrilhadas ou sinuosas. O florescimento ocorre cerca de 4 meses após o plantio no campo. A colheita é feita no início do florescimento através do corte das plantas bem próximo ao solo. Nos estados de São Paulo e do Paraná são feitos dois a três cortes anuais.

INDICAÇÃO: Chá de Hortelã >>> Fadiga geral, espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa.

COMO FAZER: oloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


IPÊ ROXO - Tabebuia avellanedae 

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: CASCA

ORIGEM DO PRODUTO: BRASIL

DESCRIÇÃO: ÁRVORE REGULAR ATÉ GRANDE POUCO RAMIFICADA, FOLHAS DIGITO-PENTE-FOLIOLADAS, LONGO -PECIOLADAS, FOLÍOLOS COM LÂMINA OBLONGA, ATENUADA NA BASE E ÁPICEACUMINADO, AGUDO-SERRILHADOS, FLORES RÓSEAS ATÉ ROXO-CLARAS, EM PANÍCULAS TERMINAIS, GERALMENTE ENTRE AS FOLHAS VELHAS, ANTES DA BROTAÇÃO DAS NOVAS, SEGUNDO HOEHNE ESTA ÁRVORE FLORESCE DESDE O SEGUNDO ANO DE VIDA, MESMO ANTES DE ATINGIR 1 METRO DE ALTURA.

INDICAÇÃO: O CHÁ DE IPÊ ROXO É USADO COMO ANTIFÚNGICO, ANTIMUTAGÊNICO, ÚLCERAS, ANTIBACTERIANO, ANTIINFLAMATÓRIO, ARTRITE, CANDIDÍASE, ALGUMAS FORMAS DE LEUCEMIA, ANEMIA, DIABETES, OVÁRIO, LUPUS, MAL DE PARKSON, OSTEOMIELITE, PSORÍASE, ULCERAS E PROBLEMAS NO ÚTERO. 
É UM ESTIMULANTE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, POSSUI PROPRIEDADES ADSTRINGENTES, ANTIINFLAMATÓRIAS E ANTICANCERÍGENAS.

COMO FAZER: COLOQUE 2 COLHERES DE SOPA PARA UM LITRO DE ÁGUA.
DEIXE COZINHAR POR CERCA DE 10 MINUTOS A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE INICIA A EBULIÇÃO, APÓS ESSE TEMPO, RETIRE DO FOGO E DEIXE REPOUSANDO, TAMPADA, POR 10 MINUTOS. COE E ESTÁ PRONTO PARA O USO.

COMO BEBER: TOMAR 2 A 3 XÍCARAS AO DIA.

JUÁ - Zizyphus joazeiro

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Casca
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: Também recebe os nomes de: joá, larajeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá, juá-espinho. Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos e seu ambiente natural de caatinga e cerrado. A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais.

INDICAÇÃO: Tônico capilar, combate a caspa, piolhos, seborréia, feridas no couro cabeludo e a queda dos cabelos, gengivite.
Decocto de folhas e entre cascas: lavar o couro cabeludo e gargarejo, para gengivite etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos.

COMO BEBER: Não é indicada a ingestão.

JURUBEBA - Solanum paniculatum

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Folhas e talos
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 A Jurubeba (Solanum paniculatum L) é uma planta medicinal de sabor amargo, comum em quase todo o Brasil. A infusão do seu caule e da sua raiz em álcool de cana (cachaça) é popularmente utilizada como aperitivo e como digestivo.

INDICAÇÃO: Chá de Jurubeba >>> Tônico cardiovascular, estimulante do apetite, contra problemas da digestão, diurética, acidez da secreção gástrica, anorexia, azia, bronquite, cicatrização de mucosa, cistite, ingurgitamento do fígado e do baço, estômago, gastrite e úlcera péptica, hepatite, hepatopatia crônica, náusea, síndrome pós-hepatite e tosses.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de folhas para 1 litro de água fervente.

COMO BEBER: Tome 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia.


 

MALVA - SIDA CORDIFOLIA

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: A Sida cordifolia L. é uma espécie arbórea, perene, pertencente à família Malvaceae, conhecida vulgarmente
como malva-branca, guanxuma-branco ou guanxuma. Nativa da América tropical, atualmente existente em regiões de
clima tropical e subtropical e no Brasil ocorre em todos os estados. Caracterizada como uma planta nociva e infestante em
pastagens e culturas diversas, o caule e ramos produzem fibras resistentes que podem ser usadas industrialmente para
cordoaria e aniagem.

INDICAÇÃO:  Chá de Malva => Tosse, Analgésico, irritação da garganta, expectorante, inflamação das vias respiratórias, bronquite asmática e congestão nasal.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MANJERICÃO - Ocimum basilicum


DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito

DESCRIÇÃO: O Manjericão (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também chamado de alfavaca e de manjericão de folha-larga, é bastante apreciado como planta ornamental devido às suas flores. Recomenda-se retirar as primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.

INDICAÇÃO: Chá de Manjericão => Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

MACELA - ACHYROCLINE SATUREOIDES

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Flores
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Planta arbustiva, de médio porte, pode chegar até a 1,5m de altura. Suas folhas, de coloração verde clara, um tanto quanto prateada, são estreitas, lanceoladas, com presença de muitos pelos, o que as deixa com uma sensação gostosa ao tato, lembrando um pouco um veludo. As flores são de coloração amarelo bem claro e aparecem nas pontas dos ramos. Lembram um pouco as flores sempre-vivas, pois possuem pouca água na sua composição e, quando secas, ficam com a mesma aparência das flores frescas.

INDICAÇÃO: Chá de Macela => Disfunções gástricas e digestivas, diarréia, fígado, pâncreas, colite, vesícula, inapetência, desinterias, distúrbios menstruais, enjôos, náuseas, vômitos, sedativo, analgésico.
* Auxilia na diminuição do colesterol e até mesmo da agregação plaquetária.

COMO FAZER: Coloque 1 colhere de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia.

MANJERONA - ORIGANUM MAJORANA



DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Egito 
DESCRIÇÃO: Esta é mais uma das plantas com que as pessoas fazem a maior confusão. Muitos até falam em seu nome, mas poucos conhecem realmente a Manjerona, principalmente a planta viva. Provavelmente pela semelhança entre os nomes de Manjericão e Manjerona e pela semelhança entre as plantas de Orégano e Manjerona, essa acabou perdendo praticamente a sua identidade para os brasileiros. Planta rasteira, que atinge 20 a 30 cm de altura, com folhas pequenas e aveludadas, de coloração prateada, muito aromática, parecendo até mesmo um perfume francês. Mas existem algumas variedades, principalmente as selvagens, que podem atingir até 1 metro de altura. Nos países de clima quente, esta plantinha pode ser perene, mas em climas frios ela tem de ser semeada anualmente, pois não resiste ao frio intenso. Para os gregos antigos era considerada símbolo da felicidade, tanto é que o significado do termo origanum em grego é felicidade das montanhas. Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a Manjerona, também conhecida como Amáraco. Originária do nordeste da África e do Oriente Médio até a Índia, a Manjerona (Origanum majorana L.; Majorana hortensis M.) é uma planta herbácea da família das Labiadas - a mesma da hortelã, melissa, orégano, tomilho, alecrim e manjericão. Acredita-se que a Manjerona foi introduzida no Ocidente durante a Idade Média, possivelmente pelas Cruzadas. Popularmente, a Manjerona também é conhecida como Manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis e amáraco. Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal.

INDICAÇÃO: Chá de Manjerona => Estomacal, expectorante, analgésicas, cólicas, gases, asma, bronquite, debilidade dos nervos, dilatação do estômago, dor reumática, espasmo, histerismo, resfriado e tosse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia


MARACUJÁ - Passiflora alata Dryander 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Parte aérea
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: A Passiflora alata Dryander é uma das espécies de Maracujá mais populares da América do Sul, não só pelos frutos, mas também pelo uso na medicina tradicional, devido às diversas propriedades naturais.  É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras, são partidas, com bordos serrilhados.

INDICAÇÃO: Chá de Maracujá => Calmante, ansiedade, angustia, insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 
MARAPUAMA - Ptychopetalum olacoides

Descrição

PARTES USADAS: Lenho
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO: Arbusto comum no norte do Brasil. Flores brancas de perfume penetrante.

INDICAÇÃO: O chá de Marapuama (Muirapuama) é um tônico neuro-muscular, combate à impotência sexual é excitante e afrodisíaco, atua contra a debilidade, gripes, artrose, depressão e fraqueza.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa (lenho/casca) para um litro de água.  Deixe cozinhar por 4 ou 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode-se beber gelado .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

MELISSA OFFICINALIS - Melissa officinalis


DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Alemanha 
DESCRIÇÃO: Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas atraem especialmente as abelhas, como se verifica já no nome do seu gênero botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquênios oblongos, de cor parda e lisos.

INDICAÇÃO: Chá de Melissa => Problemas de nervos, câimbras intestinais, reumatismo, epilepsia, enxaqueca, gastrite crônica, histerismo, má circulação do sangue, palpitação, resfriados, tosses, problemas de estômago, fígado e intestino, celulite, depressão, enjôo, entupimento das mamas, gases, icterícia, insônia, irregularidades menstruais, oleosidade da pele, taquicardia e vesícula.

COMO FAZER: Coloque 1 colhere de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.  


NÓ-DE-CACHORRO - Heteropteris aphrodisiaca 

 

DESCRIÇÃO


.
PARTES USADAS: Raiz

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 O vegetal Heteropteris aphrodisiaca O. Mach., Malpighiaceae, é conhecido popularmente como “nó-de-cachorro”, um arbusto de 1 a 1,5 m de altura que pode ser encontrado nos cerrados dos estados de Mato Grosso e Goiás. As raízes são irregulares, com rugas e articulações e têm sido amplamente utilizadas na medicina popular como afrodisíaco, estimulante, revigorante, antioxidante, hipocolesterolêmico e nas debilidades nervosas.

INDICAÇÃO: Chá de Nó de cachorro => Estimulante sexual, revigorante físico e mental, energético, problemas de visão, antioxidante, estimulante geral, afrodisíaco, alivia e previne úlceras, com função sistêmica de regulação das funções metabólicas e equilíbrio do organismo, impotência sexual e reumatismo etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 


NOZ-MOSCADA - Myristica fragrans 

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Sementes

DESCRIÇÃO: A moscadeira, nome dado à árvore que produz a Noz-moscada, pode chegar até a 20 metros de altura, com folhas de verde-escuro intenso. O fruto é de cor amarelado ou às vezes avermelhado, parecendo um damasco no seu formato. Quando amadurece, esse se abre, mostrando uma semente revestida por umas fibras, formando uma rede de cor avermelhada, conhecida como macis. Esta semente dura é a própria noz-moscada, e este macis é empregado também como especiaria, principalmente para a produção de licor.

INDICAÇÃO: Chá de Noz Moscada => Arrotos, asma, cólica intestinal e estômago, dores reumáticas, estimulante cerebral, estimulante, adstringente, inflamações, flatulência, fortificante, fraqueza do estômago, soluço e trato gastro-intestinal.

COMO FAZER: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água, quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Obs.: Em grandes quantidades, é alucinógeno.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara ao dia.


PATA-DE-VACA - Bauhinia spp

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: TALOS E FOLHAS

ORIGEM DO PRODUTO: BRASIL 

DESCRIÇÃO:
 ESPÉCIE (BAUHINIA SPP) NATIVA DO SUL DO BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E URUGUAI, OCORRENDO NOS BORDOS DAS MATAS. ARBUSTO OU ÁRVORE DE ATÉ 6M DE ALTURA, RAMIFICADO, RAMOS FLEXUOSOS, ARQUEADOS, CURVOS. FOLHAS DE ATÉ 15CM DE COMPRIMENTO E 14CM DE LARGURA, COM BASE ARREDONDADA OU CORDIFORME. POSSUI FLORES BRANCAS, E FRUTOS DO TIPO LEGUME DE ATÉ 20CM DE COMPRIMENTO E 2CM DE LARGURA, RETO.

INDICAÇÃO: CHÁ DE PATA DE VACA => COMBATE A DIABETES, (PARA O PÂNCREAS PRODUZIR MAIS INSULINA), REDUZ O COLESTEROL, EMAGRECEDOR E DIURÉTICO. USADO TAMBÉM PARA PROBLEMAS NO FÍGADO, INTESTINOS E ESTÔMAGO, RINS, DIARRÉIAS, IMPEDINDO O APARECIMENTO DE AÇÚCAR NA URINA, INSUFICIÊNCIA URINÁRIA, PRISÃO DE VENTRE, NOS CASOS DE POLIÚRIA OU URINA SOLTA.

COMO FAZER: COLOQUE 2 COLHERES DE SOPA DE ERVA PARA UM LITRO DE ÁGUA, QUANDO A ÁGUA ALCANÇAR FERVURA, DESLIGUE. TAMPE E DEIXE A SOLUÇÃO ABAFADA POR CERCA DE 10 MINUTOS. EM SEGUIDA, É SÓ COAR E BEBER.

COMO BEBER: TOMAR DE 2 A 3 XÍCARAS AO DIA

OLIVEIRA - Olea europaea  

Descrição

PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Espanha

DESCRIÇÃO:
 A Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
                 A civilização minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 a.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minóicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
                  Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina (ou para alguns Israel) nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

INDICAÇÃO:  O chá das Folhas de Oliveira têm sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 3 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.

Chá de folha de oliveira ajuda a eliminar até seis quilos em um mês.

Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadrúplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

PARIPAROBA - Piper umbellatum

DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: Talo e folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 É um arbusto ereto, de 1,50cm de altura, de ramos angulosos, nodosos, de cor verde clara e glauca; folhas cordiformes ou arredondadas, com 10 cm de extensão por 16 a 18cm de largura, membranosas, glabras, rugosas, luzidias, na face dorsal, salpicadas de pontos translúcidos glandulosos, polinervadas da base para o ápice. Seu pecíolo geralmente longo é sulcado e aveludado, medindo de 5 a 10 cm de extensão. Essas folhas, quando esmagadas, possuem aroma agradável e particular. Sua inflorescência é axilar, em amentilhos que formam espigas dispostas em umbelas, contendo pequenas e numerosas flores; o fruto é uma baga longa, em espigueta. A raiz é de cor parda, lenhosa, tortuosa, aromática quando fresca, possuindo sabor ardente.

INDICAÇÃO: Chá de Pariparoba => Hipotensor, fígado, vesícula, baço, pâncreas, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, tumor, Analgésico.
* Lavar feridas e furúnculos

COMO FAZER: Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

Um arbusto originário da mata atlântica, tão conhecido da medicina popular, é um novo aliado para a proteção da pele contra os raios solares. Está-se falando da pariparoba, facilmente encontrada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia e até mesmo na Cidade Universitária, em São Paulo. A planta contém um composto químico capaz de proteger a pele dos efeitos nocivos de raios ultravioleta do tipo UVB. “A pariparoba sempre foi usada para o tratamento de má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras, através da infusão da raiz e da folha.   Percebemos que ela protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, como também da diminuição da elastina e do colágeno”, explica a professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, referindo-se a duas proteínas essenciais para a pele. A planta parece ser útil também
contra a hiperplasia epitelial – o aumento desenfreado do número de células da parte mais externa da pele.



PICÃO - Bidens pilosa
Descrição


PARTES USADAS: Parte aérea

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO:
 Espécie encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais, comumente invasora em cultivos. Considerada um inço entre hortaliças. Suas sementes se agarram, se você passar por entre pés de picão.

INDICAÇÃO: Chá de Picão => Alergias, amidalites, anti-séptico bucal, asma, boca amarga, bronquite, catarros, colesterol, gastrenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções do estômago e rins, infecções urinária e vaginal, intoxicação alimentar, pâncreas, úlceras gastroduodenais.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

*Banhos mornos de picão-preto são ótimos para aliviar assaduras e irritações provocadas por picadas de insetos. Basta preparar um chá bem forte, deixar esfriar um pouco e banhar o local afetado
.


PITANGA - Eugenia uniflora 


DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: FOLHAS

DESCRIÇÃO: A PITANGUEIRA É CONHECIDA COMO EUGENIA UNIFLORA, L, DICOTYLEDONAE, MIRTACEAE. O FRUTO, POR SER VERMELHO ESCURO (PITANGUEIRA VERMELHA), ERA CONHECIDO PELOS ÍNDIOS TUPI-GUARANIS PELO NOME DE PITANGA. A PITANGUEIRA É UMA PEQUENA ÁRVORE QUE NAS REGIÕES SUBTROPICAIS ALCANÇA DE 2M A 4M DE ALTURA, MAS, VEGETANDO SOB ÓTIMAS CONDIÇÕES DE CLIMA E DE SOLO, ALCANÇA ALTURAS ACIMA DE 6M, QUANDO ADULTA. AS FOLHAS PEQUENAS E VERDE-ESCURAS, QUANDO FORMADAS, EXALAM AROMA FORTE E CARACTERÍSTICO.

INDICAÇÃO: CHÁ DE PITANGA => AFECÇÕES DO FÍGADO, BRONQUITE, CÓLICA MENSTRUAL, DIABETES, COLESTEROL, DIARRÉIA, FEBRES INTERMITENTES, GOTA, HIPERTENSÃO, INFECÇÕES DA GARGANTA, LIMPAR E DESCONGESTIONAR A PELE DO ROSTO, QUEDA E OLEOSIDADE DOS CABELOS, REUMATISMO.

COMO FAZER: COLOQUE 3 COLHERES DE SOPA DE ERVA PARA UM LITRO DE ÁGUA, QUANDO A ÁGUA ALCANÇAR FERVURA, DESLIGUE. TAMPE E DEIXE A SOLUÇÃO ABAFADA POR CERCA DE 10 MINUTOS. EM SEGUIDA, É SÓ COAR E BEBER.

COMO BEBER: TOMAR DE 2 A 3 XÍCARAS AO DIA
.

POEJO - Mentha pulegium

Descrição

PARTES USADAS: Talos e folhas

DESCRIÇÃO: O Poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do gênero Mentha. Da família das Lamiaceae (labiadas), esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas, relaxantes e até como emenagoga, quando tomada em infusão.

INDICAÇÃO: Chá de Poejo => Expectorante, gripes, resfriados, tosse crônica, asma, diarréia, enjôo, acidez e ardor no estômago.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

QUEBRA-PEDRA - Phyllanthus niruri

 Descrição

PARTES USADAS: Planta inteira
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Erva de caule de 50cm, muito fino. Folhas ovais, alternas, muito pequenas. Flores amareladas, esverdeadas. Fruto com três lojas, tendo em cada uma duas sementes. Raiz fresca por fora, esverdeada por dentro.

INDICAÇÃO: O Chá de Quebra Pedra é diurético, serve para eliminação de cálculos renais, nefrites, cistites, pielites, ácido úrico, próstata, fígado, disenteria, gota, icterícia, úlceras e como relaxante muscular.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia .

QUINA-QUINA (Murta-do-mato) - Coutarea hexandra


Descrição
.
PARTES USADAS: Casca

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Murta-do-mato, também conhecida como quina, quina-branca, quina-de-dom-diogo, quina-de-pernambuco, quina-do-pará, quina-do-piauí, quina-quina, quineira e outros, refere-se à rubiácea Coutarea hexandra (Jacq.) K. Schum. Árvore baixa de tronco tortuoso e copa globosa, com inflorescência rósea em panícula e sendo seu fruto cápsula deiscente com sementes aladas membranosas, é planta bastante ornamental, sendo usada em paisagismo. Nativa do Brasil, de partes úmidas da Amazônia e Mata Atlântica, ocorre am várzeas aluviais da floresta pluvial e da latifoliada semidecídua, em várias regiões do país. Explorada intensamente por seu uso medicinal, é hoje árvore rara.

INDICAÇÃO: Anemia, convalescência, febres em geral, inflamações, tônico amargo, hepaprotetor e antidiabético.
Uso externo: queda de cabelo.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


ROMÃ - Punica granatum 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Cascas dos Frutos 

DESCRIÇÃO: A Romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum L.; Lythraceae) cujo interior é subdividido em finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível. Segundo pesquisadores russos, a romãzeira pertence ao Centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.
A importância da Romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a Romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. Quando os judeus abandonaram o Egito, eles trouxeram mudas de romãzeiras, figueiras e videiras.

INDICAÇÃO: Chá de Romã >>> Afecções da boca, olhos e pele, amigdalites, Faringite, cólicas intestinais, envelhecimento e doenças cardíacas.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

• 
Gengivites e faringites são tratadas com bochechos do chá da casca do fruto. Também se pode empregar externamente para infecções vaginais e corrimentos, na forma de banho de assento.

• Alguns extratos da casca do fruto mostraram, em estudos recentes, que apresentam ação inibitória do crescimento de tumores e, até mesmo, ação contra o vírus do herpes genital. Para o tratamento do herpes genital, pode-se preparar um chá e fazer compressas de duas a três vezes ao dia
.

SALSAPARRILHA - Smilax spp 


DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Raiz
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 


DESCRIÇÃO:
 Planta vinda de Minas Gerais , a Salsaparrilha (Smilax spp.) busca alcançar o alto das árvores e só quando alcançam a luz do sol passam para a fase adulta, florescendo e frutificando.

INDICAÇÃO: O chá de Salsaparrilha é altamente depurativo, ajuda nos seguintes casos: ácido úrico, arteriosclerose, artrite, cistite, colesterol, gota, gripe, herpes, circulação, resfriado, reumatismo, uréia, sífilis e psoríase.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

SASSAFRÁS - Ocotea pretiosa 

Descrição

PARTES USADAS: Casca
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: Árvore de até 25 m de altura, apresenta copa globosa a umbeliforme, com densa folhagem verde-escura. O tronco, geralmente totuoso de até 75 cm de diâmetro, apresenta secção irregular-acanalada em indivíduos adultos. A casca externa, de coloração castanho-acinzentada a marron, possui lenticelas e cicatrizes típicas provenientes da descamação em placas.

INDICAÇÃO: O chá de Sassafrás atua como depurativo do sangue, e em dores artríticas, inchações, erupções cutâneas rebeldes e manifestações da sífilis secundária, no tratamento de reumatismo, e como sudorífico e diurético.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

SETE SANGRIAS - Cuphea spp
Descrição

PARTES USADAS: Parte aérea florida
ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 
DESCRIÇÃO: Tem como nome científico Cuphea  Família: Lythraceae e nome popular: Guanxuma - vermelha, erva - de - sangue. É originário da América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. Reproduz-se por sementes, preferindo solos arenosos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica. Floresce quase o ano todo, sendo a época de maior florescência os meses de junho e julho.

INDICAÇÃO: O chá de Sete Sangrias é indicado para arteriosclerose, depurativo, hipertensão, palpitações do coração, insônia, colesterol, circulatória, psoríase, dermatite de contato e afecções da pele em geral.

COMO FAZER:  Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.  Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia

TANCHAGEM - Plantago major


DESCRIÇÃO

PARTES USADAS: PARTE AÉREA

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil 

DESCRIÇÃO:
 Tanchagem é uma das ervas mais usadas na Índia. Existem mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo. Nos estados americanos, as mais comuns são P. major e a P.lanceolata, essa de folhas largas e aquela de folhas estreitas. É uma das nove plantas sagradas da antiga Lacnunga Saxônica, onde era chamada de "weybroed". As propriedades curativas já foram mencionadas por Shakespeare e Chaucer.

INDICAÇÃO: O chá de Tanchagem é usado como depurativo, diurético, antibacteriano, regulador intestinal (constipação) e para boca amarga e combater tosses e bronquites. É usado, também, em casos de dor de estômago, diarréia e desinteira. Também usada em gargarejos para dor e inflamação de garganta. Contém mucilagem que é protetora intestinal e uterina.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

*Tem propriedades cicatrizantes, por isso, as folhas frescas maceradas são úteis contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento em pequenos cortes
.

UNHA-DE-GATO - Uncaria tomentosa 

DESCRIÇÃO


PARTES USADAS: Casca

ORIGEM DO PRODUTO: Importado do Peru

DESCRIÇÃO:
 A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal muito popular no Peru. Trata-se de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em uma árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato (nos Estados Unidos ela é conhecida como Cat's claw).
Sabe-se que os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos e, ao passarem os seus conhecimentos para os índios, deixaram uma riqueza medicinal utilizada no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.

INDICAÇÃO: O chá de Unha de gato é utilizado para processos inflamatórios, miomas (cistos), amigdalite, antiabortivo, artrite, reumatismo, sinusite, rinite e abscessos cutâneos.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia


 URTIGA - Urtiga dioica 

 Descrição


 PARTES USADAS: Lenho

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: A Urtiga é uma planta comum, que no passado foi utilizada pela indústria têxtil. O seu uso na indústria têxtil foi abandonado no princípio do século XX. Hoje, a Urtiga é utilizada como planta medicinal, alimento e fonte de clorofila.

INDICAÇÃO: Chá de Urtiga >>> Hemorragias, anemias, ácido úrico, asma, brônquicos, ciática, circulação, depuração do sangue, diabetes, diarréias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso, complemento alimentar, como coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários. Uso Externo: Irritações e corrimentos.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia


UVA-URSI - Arctostaphylos uva ursi


Descrição

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Espanha

DESCRIÇÃO: A uva-ursi é um subarbusto oriundo do Norte da Europa e da Ásia, que atualmente se encontra disperso pelas matas do Hemisfério Norte, Europa e América do Norte. Pode atingir um metro de altura, embora o porte médio e de uns 30 cm .

INDICAÇÃO: Chá de Uva ursi >>> Antisséptico, diurético, contra cálculos renais, cistite, e inflamações crônicas renais, próstata e uretra.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
FONTE :VIDA NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

oferecido por Bianca

oferecido por Bianca