Há um grande número de remédios naturais para ondas de calor e suores noturnos, e ao tratar em casa, consegue-se excelentes resultados, não só prevenindo, como também reduzindo a gravidade na grande maioria dos casos. Pode-se optar por alimentos especifícos, pou por ervas, que evitam sua ocorrência. Por vezes, eliminar determinadas substâncias na nossa dieta diária por si só, já é um tratamento eficaz.
Tanto a nicotina, quanto a cafeína e o álcool são considerados estimulantes, que pressionam o organismo, principalmente o da mulher. Ingerir altas doses resulta na abertura dos poros, e rubor da pele, provocando, ou piorando as ondas de calor.
Se há predisposição para senti-las, dormir com roupas apertadas é sempre uma má ideia. Prefira peças leves, e de algodão, que permitem a transpiração normal, e são muito mais confortáveis. E ainda que não sejam apertadas, é importante saber que as roupas de seda devem ser evitadas.
A prática de exercícios físicos tem um grande impacto na regularização da temperatura do corpo. Praticar, nem que seja uma caminhada 3 vezes por semana poderá resolver a questão de maneira bastante rápida.
Para deixar o corpo resistente aos suores noturnos, basta deixar o organismo devidamente nutrido comisoflavona. Sua principal fonte é o grão de soja. Coma o equivalente a uma xícara de chá de 2 em 2 dias.
ginseng é um dos remédios caseiros com maiores resultados neste tratamento. Beba um chá da raiz 3 vezes por semana antes de ir para a cama a noite.
O mesmo pode ser feito com a salsaparrilha. Mas neste caso, beba um chá todas as noites até que considere necessário.
óleo de prímula é, talvez, um dos remédios naturais mais populares para os suores noturnos. E é mesmo recomendado. Este óleo contém ácido graxo gama-linolênico, que realmente trata a condição. Poderá encontrá-lo em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas.