chocolate é um dos alimentos mais deliciosos e incríveis que conhecemos, não é? Pois, além disso, essa sobremesa dos deuses possui propriedades que favorecem a saúde: é rico em produtos naturais como o cacau e uma das melhores fontes de antioxidantes. Diversas investigações foram feitas acerca das vantagens do chocolate amargo em particular, tendo sido encontrados benefícios mágicos da substância ao nosso organismo.
O chocolate ajuda a melhorar a função de nosso sistema digestivo, retarda o processo de envelhecimento, reduz os níveis de colesterol no sangue e pode até mesmo aliviar enxaquecas. Ademais, é sabido que o chocolate amargo apresenta propriedades anti-inflamatórias, e estudos têm demonstrado que esse alimento natural pode prevenir muitas infecções virais e bacteriais.
Em pesquisa recente do British Medical Journal, foi publicado que comer uma quantidade pequena de chocolate amargo todos os dias pode estimular a saúde de nosso coração e reduzir a um terço
os riscos de contrairmos doenças cardíacas.
Por outro lado, num estudo bastante extenso, os especialistas da Universidade de Cambridge revisaram sete pesquisas realizadas previamente, o que resultou na descoberta dos benefícios mais importantes e poderosos do chocolate amargo à saúde. O estudo consistiu na observação e comparação de dois grupos: um com pessoas que sofriam de doenças cardíacas e o outro com indivíduos saudáveis.
Os resultados foram surpreendentes até mesmo para os cientistas: níveis altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em transtornos cardiovasculares e de 29% em derrames. Diz-se que novas investigações serão feitas para mostrar como comer chocolate pode ajudar a nos mantermos mais saudáveis.